Destaque do período 4T11

A Paranapanema S.A. ("Paranapanema"), empresa listada no Novo Mercado de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA (Símbolo: PMAM3), maior refinadora de cobre eletrolítico e uma das maiores fabricantes de produtos semielaborados de cobre e suas ligas do Brasil, divulga nesta data, os resultados do 4T11 e do ano de 2011. Estamos presentes também no segmento de fertilizantes, com participação acionária de 99,84% do capital na Cibrafértil.
 
No ano de 2011, a Companhia manteve o foco na rentabilidade operacional e na estratégia de crescimento orgânico com os novos investimentos para a expansão e atualização tecnológica das fábricas da Bahia, São Paulo e Espírito Santo.
 
A indústria foi penalizada pelo aumento nos custos em dólar e pela forte concorrência dos produtos importados, incentivados pela apreciação do Real e de benefícios fiscais em determinados segmentos. O setor industrial foi a atividade econômica que apresentou menor desempenho no ano. No quarto trimestre, a economia brasileira deu sinais de recuperação e retorno à trajetória de expansão. Porém, para o setor industrial e, principalmente para subsetor de transformação, foi o pior trimestre no ano.
 
A Companhia apresentou redução de 5,8% na produção de cobre refinado em relação ao ano de 2010, fortemente influenciado pela concorrência dos produtos importados que, em razão dos incentivos fiscais oferecidos por alguns estados da federação, apresentam preços bastante atrativos, caracterizando a "guerra fiscal portuária".

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados