A Companhia possui um Conselho Fiscal instalado em caráter permanente, na forma da lei. Compete ao Conselho Fiscal desempenhar as funções previstas nos Artigos 163, 164 e 165 da Lei n.º 6.404/76. Além das atribuições previstas em lei, o Conselho Fiscal tem como responsabilidade o acompanhamento trimestral dos trabalhos da Auditoria Externa e a avaliação de todos os procedimentos contábeis-financeiros que tenham sido discutidos com a administração da Companhia, em conjunto com a Auditoria Externa. O mandato dos membros do Conselho Fiscal é de um ano, sendo permitida a reeleição. As reuniões do Conselho Fiscal ocorrem ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente quando convocadas por seu Presidente ou por qualquer dos seus membros em caso de necessidade.

NOME CARGO ELEIÇÃO MANDATO ATÉ
Conselheiro Fiscal Titular 07/04/2021 Assembleia Geral Ordinária 2022
É Membro do Conselho de Administração da Vikstar Contact Center, Diretor Geral da Pilotage Investimentos e Membro Efetivo do Conselho Fiscal do Banco Pan S.A. e Bombril S.A. Foi membro do Conselho Fiscal (Suplente) da Azevedo & Travassos S/A, Diretor Geral do Banco Paulista S. A., Diretor Geral da SOCOPA - Sociedade Corretora Paulista S. A., e membro do Conselho de Administração da Azevedo & Travassos S/A; Diretor Geral do Banco Pecúnia S. A., Diretor Executivo do Banco Pecúnia S. A., Professor Assistente da LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores, Professor Assistente da Business School São Paulo; Principal da Silex Business Consulting. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Especialista em Gestão Estratégica de Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Especialista, Gestão Estratégica de Operações e Logística pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; e Especialista, Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Conselheiro Fiscal Titular 07/04/2021 Assembleia Geral Ordinária 2022
Advogado graduado pela UFRJ, com pós-graduação lato sensu em Direito Empresarial-MBA pela FGV-RJ e em Direito Processual Civil pela UNISC/RS. Possui Mestrado em Hermenêutica e Direitos Fundamentais pela UNIPAC/MG. Doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP/DF. Formado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa no Curso para Conselheiros de Administração. É advogado concursado na Caixa Econômica Federal desde 2005, tendo atuado, desde então, nas funções de Coordenador Jurídico, Gerente Executivo, Gerente Nacional de Gestão das Regionais Jurídicas, Superintendente Nacional do Contencioso, Superintendente Nacional do Consultivo e Diretor Jurídico, integrando a alta administração desde 2013. No Mercado Privado teve experiência como Advogado Sênior em Escritório de Grande Porte (C. Martins & Advogados Associados) e foi Advogado do Grupo TELEMAR/OI. Foi Conselheiro Fiscal na FUNCEF no período 2018 a 2019. É Conselheiro de Administração das empresas LITEL e LITELA e Conselheiro Fiscal da CAIXA Seguradora.
Conselheiro Fiscal Titular 07/04/2021 Assembleia Geral Ordinária 2022
Mestre em Economia e Finanças pela FGV-SP, Graduado em Ciências Atuariais e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela UFRGS. No Banco do Brasil foi Gerente de Mercado Pessoa Física da Superintendência Estadual do Rio Grande do Sul. Na Brasilprev Seguros e Previdência S.A. exerceu cargo de Superintende Comercial, responsável pelos negócios da carteira de clientes Private e Alta Renda. Na BB Seguridade gerenciou os negócios de Atacado, Large Corporate e Private. Sócio da empresa Ducado Investimentos, atua como Agente Autônomo de investimentos.
Conselheiro Fiscal Suplente 07/04/2021 Assembleia Geral Ordinária 2022
Graduado em Ciências Contábeis com MBA em Finanças Corporativas pelo Ibmec-SP/Insper. Possui 25 anos de experiência em indústrias multinacionais de Mineração, como Alcan, Rio Tinto Alcan e Yamana Gold, tendo passado 2 anos na Consolidação Global na sede da Rio Tinto Alcan em Montreal, no Canadá. Iniciou na Alcan Brasil em 1995, passando por várias posições dentro da área Financeira e liderando projetos estratégicos, no Brasil e no Canadá, tendo participado durante esse período dos Comitês Financeiro e de Auditoria da Alumar. Deixou a Rio Tinto Alcan em 2011, quando ocupava a posição de Tesoureiro para o Brasil. Atuou também como Head de Administração e Financas da Smucker do Brasil entre 2001 e 2003. Foi o responsável pela Tesouraria e Financeiro da Yamana Gold no Brasil entre 2011 e 2018. Desde 2019 atua no Grupo Buritipar como Diretor Financeiro/CFO da KM Kalium Mineração e Presidente do Comitê Financeiro e Tributário da Buritirama Manganês.
Conselheiro Fiscal Suplente 07/04/2021 Assembleia Geral Ordinária 2022
SUCON - Superintendência Nacional de Contabilidade e Tributos desde 13 de abril de 2011, atuando como contador responsável pelas Demonstrações Contábeis da Caixa Econômica Federal, bem como pela Contabilidade, Planejamento e Execução Tributária, do Conglomerado CAIXA e de Programas Sociais e Fundos de Investimento, tendo exercido anteriormente, no período compreendido entre janeiro de 2002 e abril de 2011, o cargo de Gerente Nacional, responsável pelo planejamento, apuração e recolhimento de tributos próprios; definição da incidência e recolhimento dos tributos de terceiros; cumprimento de obrigações tributárias acessórias federais; controle de cadastro restritivo fiscal federal e dos processos fiscais federais. Exerce ainda as funções de Membro Suplente do Conselho Fiscal SEBRAE, de Membro Titular do Comitê de Finanças da CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, de Membro Titular do COAUD ELO e de Membro Suplente do Conselho Fiscal da FUNCEF.
Conselheiro Fiscal Suplente 07/04/2021 Assembleia Geral Ordinária 2022
Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (1993). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é Professor Doutor e Pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Professor Titular da Fundação Armando Álvares Penteado, Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Coordenador do Curso de Extensão Controladoria de Empresas Multinacionais da GVPec, Membro do Laboratório de Tecnologia de Informação da FIPECAFI, Diretor Executivo da Marpe Contabilidade e Consultoria Ltda. Tem larga experiência na área de Contabilidade e Controladoria com ênfase em Contabilidade Internacional. Atua principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade Internacional, Controladoria, Finanças, Controles Internos, SOX, IFRS, USGAAP. Ocupou cargos de direção em empresas como Paranapanema, ADP Systems, Cetenco, Shizen-Shiseido. É Membro do Conselho de Administração da Azevedo & Travassos S. A., do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco da Vanguarda Agro S. A. e Membro Suplente do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A. Foi Membro do Conselho Fiscal da Paranapanema S. A. e do Comitê de Governança Corporativa da Mineração Buritirama S.A.

 

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados