A Companhia possui um Conselho Fiscal instalado em caráter permanente, na forma da lei. Compete ao Conselho Fiscal desempenhar as funções previstas nos Artigos 163, 164 e 165 da Lei n.º 6.404/76. Além das atribuições previstas em lei, o Conselho Fiscal tem como responsabilidade o acompanhamento trimestral dos trabalhos da Auditoria Externa e a avaliação de todos os procedimentos contábeis-financeiros que tenham sido discutidos com a administração da Companhia, em conjunto com a Auditoria Externa. O mandato dos membros do Conselho Fiscal é de um ano, sendo permitida a reeleição. As reuniões do Conselho Fiscal ocorrem ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente quando convocadas por seu Presidente ou por qualquer dos seus membros em caso de necessidade.

NOME CARGO ELEIÇÃO MANDATO ATÉ
Conselheiro Fiscal Titular 28/04/2017 Abril/2018
 
É Membro do Conselho de Administração da Vikstar Contact Center, Diretor Geral da Pilotage Investimentos e Membro Efetivo do Conselho Fiscal do Banco Pan S.A. e Bombril S.A. Foi membro do Conselho Fiscal (Suplente) da Azevedo & Travassos S/A, Diretor Geral do Banco Paulista S. A., Diretor Geral da SOCOPA - Sociedade Corretora Paulista S. A., e membro do Conselho de Administração da Azevedo & Travassos S/A; Diretor Geral do Banco Pecúnia S. A., Diretor Executivo do Banco Pecúnia S. A., Professor Assistente da LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores, Professor Assistente da Business School São Paulo; Principal da Silex Business Consulting. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Especialista em Gestão Estratégica de Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Especialista, Gestão Estratégica de Operações e Logística pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; e Especialista, Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
 
 
 Conselheiro Fiscal Titular 28/04/2017 Abril/2018
 
Administrador, graduado em Ciências Contábeis pela Sociedade Propagadora de Belas Artes (1972), graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (1971) e graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito (1968). Ocupou os cargos, dentre outros, de Diretor Administrativo Financeiro, da Brasil Saúde Companhia de Seguros (2003-2010), de presidente do Conselho Fiscal da Associação Atlética Banco do Brasil – Rio (2011-2014); de membro do Conselho Fiscal da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev (2011-2015). Atualmente é membro do Comitê Financeiro da Caixa de Assistência aos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI (desde 2012) e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Atlética Banco do Brasil – Rio (desde 2014).
 
Conselheiro Fiscal Titular 28/04/2017 Abril/2018
 
Possui doutorado em Administração de Empresas: Tese defendida na FGV-EAESP em 2001 sob o tema “Criação de Valor ao Acionista-VEC®-Valor Econômico Criado e mestrado em Administração de Empresas na FGV-EAESP (1981). Fundador da OSCAR MALVESSI Consultoria em Valor, especializada em estratégia financeira voltada para a metodologia VBM-Value Based Management (desde 1991). Tem atuado em consultoria e treinamento em diversas empresas: Cielo, Banco BMG, Hypermarcas, Santander-Brasil, VLI-Logística, EMBRAER, Poit Energia, BMFBovespa, BRFoods, TOTVS, Alupar, WEG, Lupatech, Ripasa, Farmasa, Camargo Corrêa, UBV SA, Odebrecht, Itaú, Rabobank, Banco Votorantim, Caixa Economica, Swiss-Re, Vale, Volkswagen, Ericsson, Siemens, Marítima Seguros, CPTM, MWM, Mercedes Benz, Andersen Consulting, Marcopolo, CPFL, entre outras. Larga experiência como Diretor Administrativo-Financeiro (1981-1987) em setores como transportes, agronegócios, pecuária e indústrias de setores variados. Professor de carreira-adjunto do Departamento de Finanças da FGV-EAESP desde 1982, nos cursos de graduação, pós-graduação e nos cursos “In Company” pela FGV, ministrando temas como finanças corporativas, análise de investimento, criação de valor ao acionista, fusões e aquisições e valuation. Criador e coordenador dos cursos de especialização do PEC-FGV na EAESP em Fusões e Aquisições em 2004 e de Project Finance e PPP em 2002.
 
 Conselheiro Fiscal Titular 28/04/2017 Abril/2018
 
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Finanças Empresariais pela EAESP/FGV, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Birmingham e Certificado em Finanças Quantitativas, possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. Exerceu diversas posições gerenciais na Caixa Econômica Federal entre 2001 e 2011, entre elas as de Superintendente Nacional de Administração de Risco Corporativo e Gerente Nacional de Risco e Modelagem. Foi membro da Comissão de Riscos e do Comitê Gestor da Implantação de Basiléia II no Brasil da FEBRABAN e da Comissão Técnica Consultiva de Gestão de Riscos da BM&FBOVESPA, entre 2005 e 2011, e é atualmente membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi eleito Diretor do Banco Panamericano em 05/04/2011. 
 
Conselheiro Fiscal Suplente 28/04/2017 Abril/2018
 
Bancário, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai (1990), possui especialização em Administração Financeira pela Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro (1994), pós-graduação em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo – SP (1999), MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University (2000) e especialização em Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral (2002). Ocupou diversos cargos executivos na Caixa de Assistência do Banco do Brasil e no Banco do Brasil S.A., dentre eles, o cargo de gerente executivo no Banco do Brasil (2010-2012). Atualmente é conselheiro de administração na Empresa de Tecnologia Orizon - Grupo CBGS e exerce a atividade de docente.
 
Conselheiro Fiscal Suplente 28/04/2017 Abril/2018
 
Graduado em Economia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (1974), possui pós-graduação com concentração nas áreas de Contabilidade e Finanças - FGV (1981). Atuou como Diretor Financeiro na Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. (1983-1990), Diretor Financeiro na Colgate Palmolive Ltda.(1990-1992), Diretor de Administração e Finanças na Johnson & Johnson Comércio e Distribuição Ltda (1992-2008) e Diretor Executivo na United Way do Brasil (2008). Foi membro do Conselho de Administração da United Way do Brasil (2008) e da Lopes Supermercados S.A. (2010-2013). Foi professor de Finanças no curso de graduação em Contabilidade da Universidade Radial (2008), e professor de Métricas em Marketing no curso de Pós Graduação da FAAP (2010-2011). Atualmente é Conselheiro de Administração na United Way do Brasil e consultor no Comitê de Gestão da BS Distribuidora de Prod. de Higiene Ltda – Baruel.
 
Conselheiro Fiscal Suplente 28/04/2017 Abril/2018
Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (1993). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é Professor Doutor e Pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Professor Titular da Fundação Armando Álvares Penteado, Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Coordenador do Curso de Extensão Controladoria de Empresas Multinacionais da GVPec, Membro do Laboratório de Tecnologia de Informação da FIPECAFI, Diretor Executivo da Marpe Contabilidade e Consultoria Ltda. Tem larga experiência na área de Contabilidade e Controladoria com ênfase em Contabilidade Internacional. Atua principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade Internacional, Controladoria, Finanças, Controles Internos, SOX, IFRS, USGAAP. Ocupou cargos de direção em empresas como Paranapanema, ADP Systems, Cetenco, Shizen-Shiseido. É Membro do Conselho de Administração da Azevedo & Travassos S. A., do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco da Vanguarda Agro S. A. e Membro Suplente do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A. Foi Membro do Conselho Fiscal da Paranapanema S. A. e do Comitê de Governança Corporativa da Mineração Buritirama S.A.
 
Conselheiro Fiscal Suplente 28/04/2017 Abril/2018
Graduado em Engenharia com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas / FGV. Atuou como Consultor de Engenharia Industrial na empresa Volkswagen do Brasil. Possui certificação de Agente de Investimentos credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários. Atua como Assessor de Investimentos, Conselheiro Fiscal da empresa Mangels S.A e proprietário da SpeedInvest (Escritório de Assessoria da XP Investimentos).Nos últimos 5 anos, o membro eleito não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.
 
Conselheiro Fiscal Suplente 28/04/2017 Abril/2018
SUCON - Superintendência Nacional de Contabilidade e Tributos desde 13 de abril de 2011, atuando como contador responsável pelas Demonstrações Contábeis da Caixa Econômica Federal, bem como pela Contabilidade, Planejamento e Execução Tributária, do Conglomerado CAIXA e de Programas Sociais e Fundos de Investimento, tendo exercido anteriormente, no período compreendido entre janeiro de 2002 e abril de 2011, o cargo de Gerente Nacional, responsável pelo planejamento, apuração e recolhimento de tributos próprios; definição da incidência e recolhimento dos tributos de terceiros; cumprimento de obrigações tributárias acessórias federais; controle de cadastro restritivo fiscal federal e dos processos fiscais federais. Exerce ainda as funções de Membro Suplente do Conselho Fiscal SEBRAE, de Membro Titular do Comitê de Finanças da CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, de Membro Titular do COAUD ELO e de Membro Suplente do Conselho Fiscal da FUNCEF. Nos últimos 5 anos, o membro eleito não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.
 
Conselheiro Fiscal Titular 28/04/2017 Abril/2018
Graduado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Atualmente é membro do Conselho da Administração da empresa Mangels S.A e também investidor atuante nas empresas Tupy, Paranapanema, Mangels e Plascar, além de ter atuado como como Conselheiro de Administração (suplente) da Companhia. Nos últimos 5 anos, o membro eleito não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.
 

 

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados