A Companhia possui um Conselho Fiscal instalado em caráter permanente, na forma da lei. Compete ao Conselho Fiscal desempenhar as funções previstas nos Artigos 163, 164 e 165 da Lei n.º 6.404/76. Além das atribuições previstas em lei, o Conselho Fiscal tem como responsabilidade o acompanhamento trimestral dos trabalhos da Auditoria Externa e a avaliação de todos os procedimentos contábeis-financeiros que tenham sido discutidos com a administração da Companhia, em conjunto com a Auditoria Externa. O mandato dos membros do Conselho Fiscal é de um ano, sendo permitida a reeleição. As reuniões do Conselho Fiscal ocorrem ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente quando convocadas por seu Presidente ou por qualquer dos seus membros em caso de necessidade.

NOME CARGO ELEIÇÃO MANDATO ATÉ
Conselheiro Fiscal Titular 12/03/2018 30/04/2019
 
É Membro do Conselho de Administração da Vikstar Contact Center, Diretor Geral da Pilotage Investimentos e Membro Efetivo do Conselho Fiscal do Banco Pan S.A. e Bombril S.A. Foi membro do Conselho Fiscal (Suplente) da Azevedo & Travassos S/A, Diretor Geral do Banco Paulista S. A., Diretor Geral da SOCOPA - Sociedade Corretora Paulista S. A., e membro do Conselho de Administração da Azevedo & Travassos S/A; Diretor Geral do Banco Pecúnia S. A., Diretor Executivo do Banco Pecúnia S. A., Professor Assistente da LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores, Professor Assistente da Business School São Paulo; Principal da Silex Business Consulting. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Especialista em Gestão Estratégica de Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Especialista, Gestão Estratégica de Operações e Logística pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; e Especialista, Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
 
 
Conselheiro Fiscal Titular 12/03/2018 30/04/2019
 
Advogado, graduado em Direito pela Faculdae de Direito Campos (DFC-RJ), com pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Direito Processual Civil pela Universidade Veiga de Almeida e em Direito Público pela Universidade de Brasília (UNB). Ocupou diversos cargos executivos na Caixa Econômica Federal e, desde 2011, ocupa o cargo de Diretor Jurídico de referida instituição.
 
Conselheiro Fiscal Titular 12/03/2018 30/04/2019
Graduado em Contabilidade pela Universidade de Brasília - UnB, possui pós-graduação em Finanças Internacionais pelo IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e em Técnicas Avançadas de Auditoria pela FIPECAPI/USP – Universidade de São Paulo. Exerceu diversos cargos executivos no Banco do Brasil, foi diretor titular no Foro Brasil - Paraguay, diretor financeiro da Asociason de Bancos del Paraguay, professor titular de Gestão Orçamentária Empresarial no ICESP – Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa, professor assistente de Contabilidade Geral na UnB – Universidade de Brasília, membro do Conselho Fiscal da PREVI, da CASSI e da ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e membro do Conselho de Administração da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão Deputado Ultimo de Carvalho.
 
Conselheiro Fiscal Suplente 12/03/2018 30/04/2019
 
Bancário, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai (1990), possui especialização em Administração Financeira pela Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro (1994), pós-graduação em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo – SP (1999), MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University (2000) e especialização em Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral (2002). Ocupou diversos cargos executivos na Caixa de Assistência do Banco do Brasil e no Banco do Brasil S.A., dentre eles, o cargo de gerente executivo no Banco do Brasil (2010-2012). Atualmente é conselheiro de administração na Empresa de Tecnologia Orizon - Grupo CBGS e exerce a atividade de docente.
 
Conselheiro Fiscal Suplente 12/03/2018 30/04/2019
Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (1993). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é Professor Doutor e Pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Professor Titular da Fundação Armando Álvares Penteado, Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Coordenador do Curso de Extensão Controladoria de Empresas Multinacionais da GVPec, Membro do Laboratório de Tecnologia de Informação da FIPECAFI, Diretor Executivo da Marpe Contabilidade e Consultoria Ltda. Tem larga experiência na área de Contabilidade e Controladoria com ênfase em Contabilidade Internacional. Atua principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade Internacional, Controladoria, Finanças, Controles Internos, SOX, IFRS, USGAAP. Ocupou cargos de direção em empresas como Paranapanema, ADP Systems, Cetenco, Shizen-Shiseido. É Membro do Conselho de Administração da Azevedo & Travassos S. A., do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco da Vanguarda Agro S. A. e Membro Suplente do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A. Foi Membro do Conselho Fiscal da Paranapanema S. A. e do Comitê de Governança Corporativa da Mineração Buritirama S.A.
 
Conselheiro Fiscal Suplente 12/03/2018 30/04/2019
SUCON - Superintendência Nacional de Contabilidade e Tributos desde 13 de abril de 2011, atuando como contador responsável pelas Demonstrações Contábeis da Caixa Econômica Federal, bem como pela Contabilidade, Planejamento e Execução Tributária, do Conglomerado CAIXA e de Programas Sociais e Fundos de Investimento, tendo exercido anteriormente, no período compreendido entre janeiro de 2002 e abril de 2011, o cargo de Gerente Nacional, responsável pelo planejamento, apuração e recolhimento de tributos próprios; definição da incidência e recolhimento dos tributos de terceiros; cumprimento de obrigações tributárias acessórias federais; controle de cadastro restritivo fiscal federal e dos processos fiscais federais. Exerce ainda as funções de Membro Suplente do Conselho Fiscal SEBRAE, de Membro Titular do Comitê de Finanças da CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, de Membro Titular do COAUD ELO e de Membro Suplente do Conselho Fiscal da FUNCEF. Nos últimos 5 anos, o membro eleito não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.
 

 

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados