A Auditoria Interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações da organização. Ela auxilia a organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. A Auditoria Interna da Paranapanema consolida as atividades de Auditoria Interna e a Linha Ética, e está subordinada hierarquicamente ao Conselho de Administração e funcionalmente ao Diretor Presidente.

Administrador de Empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica – SP (1984), com extensão em Sistemas da Informação pelo Instituto Mauá de Tecnologia – SP (1991) e MBA em Controladoria pela Universidade de São Paulo (1999). Possui, também, cursos de especialização em Excelência em Processos Empresariais – Fundação Getúlio Vargas/ SP (2000); Plano de Desenvolvimento de Executivos – FDC (2006); Gestão de Mudanças – Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa – Portugal (2006); Auditoria Interna – EDP – Eletricidade de Portugal (2008); e PMO – Project Management Office – Ernst Young University (2010); RiskUniversity – KPMG (2013-14).

Iniciou a carreira em 1984, na EDP Energia do Brasil S.A./ Bandeirante Energia S.A. (antiga Eletropaulo), de onde saiu em 2009, como Superintendente de Auditoria. Exerceu diversas posições gerenciais na companhia, tendo implantado as áreas de Auditoria de TI e de Ouvidoria.

Com 30 anos de carreira – em que acumulou significativa experiência em projetos ligados a Processos Corporativos, Sistemas, Ouvidoria, Ética Empresarial e Avaliação de Riscos, teve passagens por empresas como Ernst & Young (2009 a 2010), IG Internet Group do Brasil (2010 a 2012) e Grupo Camargo Correa S.A. (2012 a 2014).

Por oito anos, foi Conselheiro Fiscal da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – e também Presidente dos Comitês de Auditoria da Fundação CESP – Companhia Energética de São Paulo – e da Fundação COGE – Comitê de Gestão Empresarial, onde foi reconhecido com o prêmio de Profissional de Alto Valor, em 2008.

Em julho de 2014, assumiu a função de Gerente de Auditoria Interna da Paranapanema.

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados