Composição

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Conselho de Administração O Conselho de Administração é composto por sete membros titulares, sendo seis independentes, e dois suplentes. Suas atribuições são definidas no Estatuto Social e reguladas pelo Regimento Interno, incluindo a definição da orientação geral dos negócios da Companhia, com o estabelecimento de objetivos estratégicos de médio e longo prazos, contemplando os interesses dos acionistas, colaboradores e clientes. O mandato dos membros do Conselho de Administração é de dois anos, sendo permitida a reeleição. As reuniões do Conselho de Administração ocorrem ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente quando convocadas por seu Presidente ou por qualquer dos seus membros em caso de necessidade.  
Marcelo Adilson Tavarone Torresi

POSIÇÃO: Presidente do Conselho de Administração (Independente)
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

É graduado em Engenharia Elétrica, Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da USP e fez diversos cursos de Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. É Diretor Geral da Torresi & Associados – Assessoria Empresarial Ltda. É Presidente do Comitê de Auditoria e do Conselho de Administração da Sequoia Logística de Transportes S.A. É Presidente do Conselho de Administração da Paranapanema e foi membro do Conselho Fiscal da Companhia de abril de 2016 até setembro de 2022. É membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da Rossi Residencial S.A. É membro do Conselho de Administração do Banco Pan S.A. e foi membro do Conselho Fiscal de abril de 2014 até abril de 2018. É membro do Conselho Fiscal da Bombril S.A. Foi membro do Conselho Fiscal da Terra Santa Agro S.A. de abril de 2017 até abril de 2020.Foi membro do Conselho Fiscal de abril de 2012 até março de 2013 e membro do Conselho de Administração de abril de 2011 até março de 2012 da Azevedo & Travassos S.A. Página 40 de 69 Foi Diretor Geral da Pilotage Gestão de Investimentos Ltda. de março de 2015 até julho de 2018. Foi membro do Conselho de Administração da Vikstar Contact Center S.A. Foi membro do Conselho de Administração de outubro de 2012 até dezembro de 2013 da Socicam. Foi associado da A5 Capital Partners de outubro de 2012 até maio de 2013. Foi Diretor Geral do Banco Paulista de junho de 2010 até outubro de 2012. Foi Diretor Geral da SOCOPA – Sociedade Corretora Paulista S.A. de junho de 2010 até outubro de 2012. Foi Diretor, passando para Diretor Executivo e, posteriormente Diretor Geral do Banco Pecúnia S.A. Foi professor assistente do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores – LARC USP do ano de 1993 até 1997. Foi professor assistente da Business School São Paulo – BSP do ano de 1993 até 1997. Foi Diretor Geral da Silex Business Consultin do ano de 1990 até 1997.

Rafael de Oliveira Morais

POSIÇÃO: Vice-presidente do Conselho de Administração
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

Graduado em Ciência Contábeis pela Universidade de Brasília, possui Pós-graduação em Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e possui PhD em Administração de Negócios pela Universidade de Bordeaux – França. No campo profissional possui vasta experiencia no mercado financeiro e de seguros com 22 anos de atuação em diversas empresas do conglomerado CAIXA. Recentemente ocupou o cargo de Vice-presidente do Atacado no período de Jul/20 a Jun/21, Vice-presidente Financeiro da CAIXA no período de Jul/21 a Jan/23 e atualmente é do Diretor Financeiro da Caixa Vida e Previdência desde Abr/2023. Nesse período realizou diversos feitos relevantes no mercado financeiro tais como a coordenação do IPO da Caixa Seguridade Participações no montante de R$ 5 bilhões, diretor financeiro responsável pela reorganização do balcão de seguros da CAIXA e processos competitivos para os ramos de seguridade com a respectiva negociação de contratos comerciais e negociação de valores que resultou nas parcerias com a CNP Assurance, Tokio Marine, Icatu Seguros e Tempo Assistência e foi o coordenador que criou a Caixa Asset, 4ª maior gestora de fundos com mais de 460 fundos e R$ 700 bilhões em carteira.

Paulo Amador Thomaz Alves da Cunha Bueno

POSIÇÃO: Membro Titular do Conselho de Administração (Independente)
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

Advogado graduado pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (1996), mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (2001), doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2007), cursos de extensão nas áreas de Direito Penal/Criminologia promovido pela Pontifícia Universidade Urbaniana – Vaticano (1994), Juizados Especiais Criminais promovidos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Academia Brasileira de Direito Criminal e Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (1995), Direito Processual Penal promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP (1999), Direito Penal promovido pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2002), curso de extensão universitária e estudos de direito na área de Direito Processual Penal promovido pela Pontifícia Universidade Urbaniana – Vaticano (1996), curso de pós graduação em Direito Penal Econômico e Europeu promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2008). Atualmente exerce a função de professor de graduação do curso de direito nas entidades Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Membro do Conselho de Administração da Taurus S. A., do Grupo Paranapanema S. A. e membro do Comitê de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Mineração Buritirama S. A.

Maria Gustava Heller Britto

POSIÇÃO: Membro Titular do Conselho de Administração (Independente)
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

Administradora de Empresas formada pela EAESP-FGV-SP, com Pós-Graduação em Administração de Empresas EAESP-FGV-SP em 1981. Exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração da Kepler Weber S/A por vários mandatos, de 2010 até os dias de hoje, e foi membro do Conselho de Administração da Paranapanema S/A por 02 mandatos. *Exerce a partir de 08/05/23 a vice presidência do Conselho de Administração da Plascar Participacoes Industriais S.A.*Foi consultora (2010/2016) e Sócia Diretora responsável pela área administrativa financeira e Diretora responsável de Relações com o Mercado junto à Bovespa e CVM (2004/2010) da Tov Corretora de Câmbio Títulos e Valores Mobiliários LTDA. No Unibanco União de Bancos Brasileiros foi Diretora Adjunta da Área de Corporate Finance, responsável por operações de Equity e Debt de empresas de capital aberto no mercado brasileiro e internacional, atuando em parceria com grandes Bancos de Insvestimento (IB) de Wall Street (1994/2002). Foi trainee, analista de investimentos, gerente, superintendente e superintedente regional, exercendo várias atividades de execução e chefia nas áreas de Fusões e Aquisições, Underwriting (abertura de capital de empresas: ações e debêntures) e Corporate Finance (1976/1994). Foi, ainda, membro do Comitê de Ética de Mercado de Capitais da ANBID, representando o Unibanco, por 02 períodos consecutivos.

Marcelo Munhoz Auricchio

POSIÇÃO: Membro Titular do Conselho de Administração (Independente)
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

Formado em Tecnologia em Gestão Empreendedora e Eletroeletrônica pela Universidade Paulista, possui MBA em Value Investing, residente e domiciliado na cidade de Itatiba. Possui mais de 36 anos de experiência na área Industrial e fez carreira no grupo Mahle Metal Leve. Atuou como Empresário na área de Automação, Sócio e Diretor Safety /Robótica do Grupo Módena Contric (setor de atividade: Automação Industrial e Robótica). Foi Suplente do Conselho Fiscal do Grupo Unipar 2017 é membro do Conselho de Administração do Grupo Eternit, (desde 2011) e Coordenador do Comitê Fotovoltaico, é membro do Conselho de Administração do Grupo Paranapanema (desde 2022) e Coordenador da Comissão de Operações, é membro do Conselho de Administração da CIA de Saneamento Básico do Estado de São Paulo SABESP (desde 2022). Adquiriu competências, capacidade e conhecimentos que permitem contribuir nas mais diversas matérias e estratégias que são tratadas no conselho que participa, tais como turnaroud, sistemas produção, environmental, social and corporate governance, estrutura de capital, venda de ativos, reestruturação financeira de companhias em crise, incluindo recuperação judicial e sucessão de executivos. Possui vivência Internacional no desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias, homologação e startup de máquinas e equipamentos (Holanda, Alemanha, Itália, França, Inglaterra e Eslováquia). Em 2018 criou o Comitê de Operação do grupo Eternit, onde liderou o board no complexo momento de substituição do Amianto Crisotila por fibras alternativas, pois em 2017 a Companhia sofreu importante revés em questão jurídica que baniu o uso do Amianto Crisotila no Brasil e no ano seguinte como consequência levando-a para um Processo de Recuperação Judicial. O aumento de 49% nos resultados operacionais obtidos no período, foram decisivos para que a empresa possa sair da Recuperação Judicial em 2024.

Ricardo Vieira Coutinho

POSIÇÃO: Membro Titular do Conselho de Administração (Independente)
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

Natural de João Pessoa/PB, possui graduação em Farmácia e especialização em Farmácia com habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, e, especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. É Sócio Administrador da RC Consultoria LTDA., desde 2018, foi Presidente da Fundação João Mangabeira no período de 2019 a 2021, e Governador da Paraíba de 2011 a 2018. Prefeito de João Pessoa/PB nos anos de 2005 a 2010, foi Deputado Federal da Assembleia Legislativa da Paraíba no período de 1999 a 2004 e Vereador da Câmara Municipal de João Pessoa de 1993 a 1998. Atuou como farmacêutico na Universidade Federal da Paraíba de 1981 a 2019.

Rafael Gorenstein

POSIÇÃO: Membro Titular do Conselho de Administração (Independente)
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, Mestre em Engenharia de Controle e Estatística pela PUC-RJ e MBA pelo Imperial College, Londres. Atuou como executivo financeiro em bancos de investimento e em diversas companhias de grande porte dos setores imobiliário, têxtil, de bebidas, de telecomunicações e óleo e gás. Acumula relevante experiência em reestruturação empresarial, especialmente em reorganizações em ambiente de recuperação judicial, conforme currículo anexo.

Carlos Augusto Reis de Athayde Fernandes

POSIÇÃO: Membro Suplente do Conselho de Administração (Independente)
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

Bacharel em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Cursou LLM em Direito Societário pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. Realizou os Cursos de Conselho Fiscal na Prática e Secretaria de Governança Corporativa pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi estagiário e advogado em escritórios de advocacia de renome. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo. Membro da Ordem dos Advogados de Portugal, Conselho Regional do Porto. Associado da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). É membro do Conselho de Administração da Terra Santa Propriedades Agrícolas S.A. É membro do Comitê de Auditoria da Alpargatas S.A. e do Comitê de Assuntos Jurídicos da Terra Santa Propriedades Agrícolas S.A. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A., dos Comitês de Inovação e de Auditoria da Terra Santa Agro S.A. Foi membro do Comitê de Gente da Terra Santa Agro S.A. É coordenador do Comitê Jurídico da Rossi Residencial S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Azevedo e Travassos S.A. Foi membro Suplente do Conselho Fiscal da Companhia Paranapanema S.A. e atualmente é membro suplente do Conselho Fiscal da Bombril S.A. Ocupa o cargo de Diretor Jurídico da Bonsucex Holding S.A.

Fábio Gallo Garcia

POSIÇÃO: Membro Suplente do Conselho de Administração (Independente)
ELEIÇÃO: 18/04/2024
MANDATO ATÉ: Assembleia Geral Ordinária 2026

Graduado em Engenharia e Administração de Empresas, Doutor em Finanças pela EAESP-FGV / Universidade do Texas e em Filosofia pela PUC/SP. Mestrado em Finanças pela EAESP-FGV, Pós-graduado em Administração Contábil e Financeira – CEAG – EAESP-FGV. Professor de Finanças da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e de Finanças da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Colunista do jornal O Estado de São Paulo, e Ex-Vice-Reitor Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Membro de Conselho de Administração de empresas do Novo Mercado, Conselho de Investimentos de Fundos, Conselho Fiscal e ao Comitê de Auditoria. Exerceu cargos de Diretor Administrativo Financeiro e Chief Financial Officer de empresas de grande porte Nacionais e Multinacionais. Sócio da Sinalização e Arte, Comunicação Visual – All Signs. / Sócio da Axia Valorem Consulting.