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A Paranapanema

Somos o maior produtor brasileiro não-integrado de cobre refinado, vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões e suas ligas, responsável por 100% do volume de cobre refinado (cátodos) produzido no Brasil. A Paranapanema possui três plantas industriais, sendo uma planta produtora de cobre refinado ou Cobre Primário, localizada no município de Dias d’Ávila (BA) e duas plantas de Produtos de Cobre e suas ligas, uma localizada no município de Santo André (SP) e uma no município de Serra (ES). A logística de distribuição dos produtos é realizada pela controlada CDPC – Centro de Distribuição de Produtos de Cobre, com unidades na Bahia e Rio de Janeiro.

 

Mercado de Capitais

Somos listados na B3 desde 1971 sob o ticker PMAM3, fazendo parte do Novo Mercado de Governança Corporativa desde fevereiro de 2012. Somos uma empresa de capital privado com controle acionário pulverizado, não tendo nenhum acionista individualmente com mais de 24% do capital social e sem acordo de acionistas ou grupo de controle.

 

Estratégia

Ser o produtor de cobre mais eficiente do Brasil, de modo a sustentar crescentes taxas de retorno sobre o capital investido. A estratégia da Paranapanema está baseada nas seguintes alavancas de valor:


1 . Melhoria das margens operacionais

  • Aprimoramento dos prêmios líquidos na venda de produtos de cobre;
  • Redução dos custos de transformação;
  • Redução de despesas com vendas, administrativas e gerais;


2. Produtividade dos ativos

  • Melhoria da eficiência operacional;
  • investimentos de capital (Capex).


3. Gestão da estrutura de capital

  • Redução da dívida líquida sobre o EBITDA da Companhia.

 

Financeiro

 

Governança Corporativa

Nosso modelo de governança corporativa valoriza o compromisso com a ética nos processos de tomada de decisão. Todas as práticas se baseiam em documentos de referência, como o Código de Ética e o Estatuto Social, sempre seguindo as diretrizes da responsabilidade empresarial, prestação de contas, transparência, equidade e decisões colegiadas orientadas para o consenso entre as partes envolvidas, sempre com visão de longo prazo. Nossa estrutura de governança é composta pela Assembleia Geral de acionistas, responsável por eleger os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

O Conselho de Administração é composto por 7 membros, sendo 1 independente, com mandato de 2 anos, e é assessorado por 4 Comitês: Comitê de Auditoria; Comitê

Finanças, Riscos e Contingências, Comitê de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade; e Comitê de Estratégia. O Conselho Fiscal é composto por 3 membros, com mandato anual.

Dentre suas atribuições, o Conselho de Administração é responsável por eleger a Diretoria Executiva, composta por 4 membros estatutários e 2 não-estatutários.

Para pautar nossos negócios e princípios de atuação, adotamos um Código de Ética, cuja revisão foi aprovada pelo Conselho de Administração em 31/07/2014. Também possuímos uma área de Auditoria Interna, responsável por cumprir um cronograma anual de monitoramento.

Nossas Políticas são ferramentas de formalização de normas e processos, com base nas melhores práticas de Governança Corporativa. Estão disponíveis em nosso website, para referência e consulta, a Política de Negociação com Valores Mobiliários, a Política de Divulgação de Informações, a Política de Transações entre Partes Relacionadas e Conflito de Interesse, a Política de Governança Corporativa, a Política de Segurança da Informação, a Política de Sustentabilidade, a Política de Doações e Patrocínios, a Política de Gestão de Riscos de Mercado e a Política Anticorrupção.

Temos uma área de Relações com Investidores, responsável pela interação com acionistas, investidores, analistas, reguladores, e demais entes do mercado de capitais.

Realizamos anualmente reuniões públicas com analistas de investimento, acionistas e demais interessados. Divulgamos nossos resultados financeiros em padrão IFRS (International Finance Reporting Standard) desde 2010, e realizamos teleconferências trimestrais em Português e Inglês com o mercado de capitais sobre a divulgação de resultados e demais assuntos de interesse.

 

Sustentabilidade

Buscamos sempre o desenvolvimento sustentável de nossas atividades produtivas com respeito e equilíbrio dos aspectos econômico, social, ambiental e de governança, procurando criar em nossos colaboradores, a consciência de atenção e respeito ao mundo em que vivemos, mantendo a confiança dos clientes, acionistas, colaboradores, parceiros, vizinhos e da sociedade. É este comportamento ético que faz com que as relações se tornem mais duradouras e confiáveis, e, seguindo seu código de ética empresarial, a Paranapanema consolida seu nome no mercado.

A gestão social é um dos grandes focos de atenção da Paranapanema. Além de buscar melhoria constante da qualidade de vida dos colaboradores, procurando oferecer melhores condições também fora do ambiente de trabalho.

A Unidade de Cobre Primário em Dias D’Ávila-BA desenvolve desde 1989, o PAC – Programa de Apoio à Comunidade, atuando em comunidades dos municípios no entorno da planta. Reflete a importância de a Paranapanema cumprir seu papel de responsabilidade social e fortalecer sua imagem junto à sociedade, baseada nas práticas de solução dos problemas socioeconômicos de forma participativa, em parceria com prefeituras e representantes das comunidades por meio de programas voltados principalmente para a educação, saúde, geração de emprego e renda e meio ambiente. A prática do pensamento estratégico é o principal processo para planejar os rumos e o posicionamento da Paranapanema, permitindo reagir com agilidade e organização, às mudanças previstas em fatores-chave de sucesso, identificando variáveis críticas que influenciam o cenário de negócios, sendo elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável.

A gestão da sustentabilidade está orientada pela transparência nos negócios e informações ao mercado, reforçada por sua adesão à Governança Corporativa da B3, pela gestão responsável das variáveis ambientais relacionadas aos processos produtivos, pelo foco na segurança, saúde ocupacional e qualidade de vida dos seus empregados, e pela gestão das influências nas comunidades vizinhas.

 

Certificações

CERTIFICAÇÃO UNIDADE INDUSTRIAL PMA DIAS D’ÁVILA UNIDADE INDUSTRIAL PMA UTINGA UNIDADE INDUSTRIAL PMA SERRA
ISO 9001 (Produto) Validade: 04/02/2021Nº Certificado: BR020507-1 Validade: 11/04/2020Nº Certificado: BR020849 Validade: 14/09/2021Nº Certificado: BR020852
ISO 14001 (Meio Ambiente) Validade: 04/02/2021Nº Certificado: BR020509-1 Validade: 13/06/2020Nº Certificado: BR020845 Validade: 14/09/2021Nº Certificado: BR020853
OHSAS 18001 (Saúde e Seg.do Trabalho) Validade: 04/02/2021Nº Certificado: BR020511-1 Validade: 07/05/2020Nº Certificado: BR020846 Validade: 02/07/2021Nº Certificado: BR020854