O Comitê de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade tem a missão de assessorar o Conselho de Administração em temas relacionados a: (I) seleção, capacitação técnica e um ambiente de trabalho adequado para que pessoas e talentos possam atingir suas metas com máxima eficiência e eficácia; (II) avaliação da capacidade de retenção, renovação e sucessão de pessoas; (III) ações voltadas para a responsabilidade socioambiental que visem a sustentabilidade da Paranapanema. É um órgão de assessoramento cujas decisões constituem-se em recomendações ao Conselho de Administração.
Maria Gustava Heller Britto
Administradora de Empresas formada pela EAESP-FGV-SP, com Pós-Graduação em Administração de Empresas EAESP-FGV-SP em 1981. Exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração da Kepler Weber S/A por vários mandatos, de 2010 até os dias de hoje, e foi membro do Conselho de Administração da Paranapanema S/A por 02 mandatos. *Exerce a partir de 08/05/23 a vice presidência do Conselho de Administração da Plascar Participacoes Industriais S.A.*Foi consultora (2010/2016) e Sócia Diretora responsável pela área administrativa financeira e Diretora responsável de Relações com o Mercado junto à Bovespa e CVM (2004/2010) da Tov Corretora de Câmbio Títulos e Valores Mobiliários LTDA. No Unibanco União de Bancos Brasileiros foi Diretora Adjunta da Área de Corporate Finance, responsável por operações de Equity e Debt de empresas de capital aberto no mercado brasileiro e internacional, atuando em parceria com grandes Bancos de Insvestimento (IB) de Wall Street (1994/2002). Foi trainee, analista de investimentos, gerente, superintendente e superintedente regional, exercendo várias atividades de execução e chefia nas áreas de Fusões e Aquisições, Underwriting (abertura de capital de empresas: ações e debêntures) e Corporate Finance (1976/1994). Foi, ainda, membro do Comitê de Ética de Mercado de Capitais da ANBID, representando o Unibanco, por 02 períodos consecutivos.
Ricardo Vieira Coutinho
Natural de João Pessoa/PB, possui graduação em Farmácia e especialização em Farmácia com habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, e, especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. É Sócio Administrador da RC Consultoria LTDA., desde 2018, foi Presidente da Fundação João Mangabeira no período de 2019 a 2021, e Governador da Paraíba de 2011 a 2018. Prefeito de João Pessoa/PB nos anos de 2005 a 2010, foi Deputado Federal da Assembleia Legislativa da Paraíba no período de 1999 a 2004 e Vereador da Câmara Municipal de João Pessoa de 1993 a 1998. Atuou como farmacêutico na Universidade Federal da Paraíba de 1981 a 2019.
Rafael de Oliveira Morais
Graduado em Ciência Contábeis pela Universidade de Brasília, possui Pós-graduação em Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e possui PhD em Administração de Negócios pela Universidade de Bordeaux – França. No campo profissional possui vasta experiencia no mercado financeiro e de seguros com 22 anos de atuação em diversas empresas do conglomerado CAIXA. Recentemente ocupou o cargo de Vice-presidente do Atacado no período de Jul/20 a Jun/21, Vice-presidente Financeiro da CAIXA no período de Jul/21 a Jan/23 e atualmente é do Diretor Financeiro da Caixa Vida e Previdência desde Abr/2023. Nesse período realizou diversos feitos relevantes no mercado financeiro tais como a coordenação do IPO da Caixa Seguridade Participações no montante de R$ 5 bilhões, diretor financeiro responsável pela reorganização do balcão de seguros da CAIXA e processos competitivos para os ramos de seguridade com a respectiva negociação de contratos comerciais e negociação de valores que resultou nas parcerias com a CNP Assurance, Tokio Marine, Icatu Seguros e Tempo Assistência e foi o coordenador que criou a Caixa Asset, 4ª maior gestora de fundos com mais de 460 fundos e R$ 700 bilhões em carteira.
Cyro Magalhães
Com 35 anos de experiência em desenvolvimento de projetos para a área de Capital Humano, envolvendo as práticas de Gestão de Recompensa, Talentos e Comunicação. Atuação em empresas de consultoria, como Towers Watson, Mercer, Hay Group e empresas de diversos seguimentos: Embraer, Grupo Ultra, Grupo Abril, Vale, entre outras. Participação de Comitês de Remuneração como membro e consultor.
Yrana Trombani
Psicóloga, Psicanalista, com Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Mackenzie. Profissional com mais de 18 anos de atuação na área de Recursos Humanos, com participação no planejamento estratégico (Plano Anual de Metas da Cia), Programas de BP – Consultoria em área de negócio para identificação de oportunidades, desafios e ações de RH. Atuação no desenho do plano de competências, responsabilidades e visão da área atendida, considerando a complexidade por função ocupada. Acompanhamento da liderança para potencializar o desenvolvimento, atendimento a políticas de RH e empoderamento na função, com técnicas e vivências em grupo. Condução das avaliações de desempenho e potencial de toda a camada de liderança da Companhia, por meio do modelo 9box, considerando retenção de talentos e processo sucessório. Elaboração e garantia do cumprimento do PAT (Plano Anual de Treinamento), gestão de terceiros e atendimento à auditorias. Responsável pela área de Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Companhia. Recentemente assumindo também a gestão das áreas de Remuneração e Benefícios, Medicina Ocupacional e Recursos Humanos da unidade da Paranapanema Bahia.